A
importância da Música nas Sagradas Escrituras.
Caríssimos irmãos e
irmãs em Cristo, a música sempre esteve presente desde os tempos mais remotos
na vida da humanidade, assim como também o louvor a Deus nas Sagradas Escrituras.
Na Bíblia deparamo-nos com mais de seiscentas referências ao canto e a música
como, por exemplo: Os Instrumentos
musicais; Músicos; Canto e Cântico.
Os Instrumentos Musicais dentro das Sagradas Escrituras recebem vários nomes: Lira, Gn 4,21: “O nome de seu irmão era Jubal: ele foi pai de toso os que tocam a lira e charamela”; “Trompa ou Buzina, Sl 98,6: “com trombetas e o som da corneta aclamai a Iahweh!”, Os 5,8: “Tocai a trombeta em Gabaá, a tuba em Ramá, dai alarme em Bet-Áven...”; Címbalos, 2Sm 6,5: “Davi e toda a casa de Israel dançaram diante de Iahweh ao som de todos os instrumentos de madeira de cipreste, das cítaras, das harpas, dos tamborins, dos pandeiros e dos címbalos”, Sl 150,5: “louvai-o com os címbalos sonoros, louvai-o com címbalos retumbantes”; Trombeta, usada na guerra Nm 10,9: “Quando, no vosso país, tiverdes de partir para a guerra contra um inimigo que vos oprime, tocareis as trombetas com fragor e aclamações...”, também usada nas celebrações do culto Lv 25,9: “No sétimo mês, no décimo dia do mês, farás ressoar o toque da trombeta; no dia das Expiações, fareis soar a trombeta em todo o país”, 1 Re 1,34: “Lá o sacerdote Sadoc e o profeta Natã o ungirão rei de Israel e vós tocareis a trombeta e gritareis: ‘Viva o rei Salomão!’”; Orquestra completa, Ne 12,27: “Por ocasião da dedicação da muralha de Jerusalém, convocaram-se os levitas de todos os lugares onde residiam para virem a Jerusalém, a fim de celebrarem a dedicação alegremente, com cânticos de ação de graças ao som de címbalos, cítaras e harpas”; Gaita de Foles, Dn 3,5: “no instante em que ouvires soar a trombeta, a flauta, a cítrara, a sambuca, o saltério, a cornamusa e toda espécie de instrumentos musicais, prostraram-se todos os povos, nações e línguas, adorando a estátua de ouro levantada pelo rei Nabuconodosor”; Flauta, Jó 21,12; Saltério, 1 Sm 10,5, Sal 33,2; Tambor, Gn 31,27 e Is 5,12; Tamborim, Ex 15,20; Sal 68,25;
Os músicos assim como
os instrumentos tinham grande importância: Músicos
jovens, Jz 11,34: “Quando Jefté voltou
a Masfa, à sua casa, eis que a sua filha saiu ao seu encontro dançando ao som
dos tamborins...”, 1 Sm 16,18: “...Tenho
visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é um valente guerreiro,
fala com discernimento e é de bela aparência...”, Tocando instrumentos, Ez 33,32: “Tu
és para eles como uma canção suave, bem cantada aos som de instrumentos de
corda: eles ouvem tuas palavras, mas ninguém as prática”.
O Canto possuía uma
característica importante, pois era considerado como um dever religioso: Sl
81,1: “Gritai de alegria ao Deus, nossa
força, aclamai ao Deus de Jacó”; Sl 95,1: “Vinde, exultemos em Iahweh, aclamemos o Rochedo que nos salva’; Is
30,29: “O cântico se apoderará de vós
como na noite da festa, e a alegria inundará vossos corações como a alegria de
quem marcha ao som da flauta, ao dirigir-se ao monte de Iahweh, à rocha de
Israel”; em I Cor 14,15: “Que fazer,
pois?...Cantarei com o meu espírito mas cantarei também com a minha
inteligência”; Ef 5,19: “Falai uns
aos outros com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando ao
Senhor em vosso coração”; Tg 5,13: “Sofre
alguém dentre vós um contratempo? Recorra à oração. Está alguém alegre? Cante.”
O Cântico era um grande
sinal de expressão da alegria de uma pessoa ou de um povo diante de uma grande
libertação ocorrida, porém também podia ser visto como algo mal quando se
estava na ociosidade: Am 5,23: “Afasta de mim o ruído de teus cantos, eu não posso ouvir o som de tuas
harpas”; na noite, Sl 42,9: “De
dia Iahweh manda o seu amor, e durante a noite eu cantarei uma prece ao Deus da
minha vida”; Sl 77,6: “penso nos dias
de outrora os anos longínquos recordo; pela noite murmuro em meu coração...”; Jó
35,10: “...mas ninguém diz: Onde está o
Deus que me criou que na noite inspira cantos de alegria”; como também o
cântico de vitória, Ex 15,1: “Então, Moisés e os israelitas entoaram este
canto a Iahweh: “Cantarei a Iahweh, porque se vestiu de glória; ele lançou no
mar o cavalo e o cavaleiro”; Jz 5,1: “Naquele
dia, Débora e Barac, filho de Abinoem, entoaram um cântico: Já que, em Israel,
os guerreiros soltaram a cabeleira e o povo espontaneamente se apresentou,
bendizei a Iahweh”; Ap 14,3: “Cantavam um cântico novo diante do trono, dos
quatros Seres vivos e dos Anciãos. Ninguém podia aprender o cântico, exceto os
cento e quarenta e quatro mil que foram resgatados da terra”; Ap 15,3: “...cantando o cântico de Moisés, o servo de
Deus,e o cântico do Cordeiro: “Grandes e maravilhosas são as tuas obras...”.
O Rei Davi, foi um dos mais
expoentes músicos que encontramos nas Sagradas Escrituras. Sua reputação e seu
talento poético era muito forte a ponto de tocar perante o rei Saul e também o de escrever uma das maiores obras primas da literatura espiritual
que são os Salmos.
Nas Sagradas Escrituras, as
primeiras referências bíblicas se encontram no livro do Gênesis 4,21: “O nome de seu irmão era Jubal: ele foi o
pai de todos os que tocam lira e charamela” (Bíblia de Jerusalém, 2010),
mas também encontramos uma linda referência no livro do Êxodo, onde encontramos
a passagem da narração da libertação do povo de Deus do Egito e a passagem pelo
Mar Vermelho, Êxodo 15,20-21:
Maria, a
profetisa, irmã de Aarão, tomou na mão um tamborim e todas as mulheres a
seguiram com tamborins, formando coros de dança. E Maria lhes entoava: “Cantai
a Iahweh, pois de glória se vestiu; ele jogou ao mar cavalo e cavaleiro.”
(Bíblia de Jerusalém, 2010).
1
Sm16,14-23 : O
espírito de Iahweh tinha se retirado de Saul, e um mau espírito, procedente de
Iahweh, lhe causava terror. Então os servos de Saul lhe disseram: "Eis que
um mau espírito vindo de Deus te aterroriza. Mande nosso senhor, e os servos
que te assistem irão buscar um homem que saiba dedilhar a lira e, quando o mau
espírito da parte de Deus te atormentar, ele tocará e tu te sentirás
melhor". Então Saul disse a seus servos: "Procurai, pois um homem que
toque bem e trazei- mo".Um dos seus servos pediu para falar e disse:
"Tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é um valente
guerreiro, fala bem, é de bela aparência e Iahweh está com ele". Saul
despachou logo mensageiros a Jessé com esta ordem: "Manda-me o teu filho
Davi (que está com o rebanho)". Jessé tomou cinco pães, um odre de vinho,
um cabrito, e mandou seu filho Davi levar tudo a Saul. Davi chegou à presença
de Saul e se pôs ao seu serviço. Saul sentiu grande afeição por ele, e Davi se
tornou seu escudeiro. Saul mandou dizer a Jessé: "Davi ficará a meu
serviço, porque conquistou a minha admiração". Todas as vezes que o
espírito de Deus o acometia, Davi tomava a lira e tocava; então Saul se
acalmava, sentia-se melhor e o mau espírito o deixava.
(Bíblia
de Jerusalém – 2010).
Outra passagem belíssima é o
testemunho da libertação espiritual, através do louvor que é narrado no livro de 1Sm 16,23: “Todas as vezes que o espírito de Deus o
acometia, Davi tomava a lira e tocava;
então Saul se acalmava, sentia-se melhor e o mau espírito o deixava”. Uma
característica importante que notamos é que os povos do Antigo Testamento
utilizavam-se do canto e dos diversos instrumentos nos mais diversos momentos,
com a função de glorificar a Deus, pela vitória na batalha ou para reunir o seu
povo para combater o inimigo. Como pode
ser visto nas seguintes passagens: Êxodo 15,1-2:
Então, Moisés e os israelitas entoaram
este canto a Iahweh: “Cantarei a Iahweh, porque se vestiu de glória; ele lançou
no mar o cavalo e o cavaleiro. Iahweh é minha força e meu canto, a ele devo a
salvação. Ele é meu Deus, e o glorifico, o Deus do mau pai, e o exalto. (Bíblia
de Jerusalém, 2010).
Na passagem, Josué 6,4-5:
“Sete sacerdotes levarão diante da
Arca sete trombetas de chifre de carneiro. No sétimo dia rodeareis a cidade
sete vezes, e os sacerdotes tocarão as trombetas. E quando tocarem com fragor o
chifre de carneiro (assim que ouvirdes o som da trombeta), todo o povo lançara
um grande grito de guerra, e as muralhas da cidade cairão e o povo subirá, cada
um no lugar à sua frente.” (Bíblia de Jerusalém, 2012)
Em 1Samuel 16,16-19:
“Mande nosso Senhor, e os servos que te
assistem irem buscar um homem que saiba dedilhar a lira e, quando o mau
espírito da parte de Deus te atormentar, ele tocará e tu te sentirás melhor”.
Então Saul disse a seus servos: “Procurai, pois um homem que toque bem e
trazei-mo”. Um dos seus servos pediu para falar e disse: “Tenho visto um filho
de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é um valente guerreiro, fala com
discernimento, é de bela aparência e Iahweh está com ele”. (Bíblia de
Jerusalém, 2010).
Assim como nas passagens bíblicas
anteriores, também as encontramos no livro dos Salmos. O Salmo 32 – A Confissão
liberta do pecado; 91 – Cântico do Justo; 136 – Grande ladainha de ação de
graças; 149 – Hino triunfal e o 150 – Doxologia final.
No Novo Testamento, as primeiras
referências que encontramos sobre a Música estão nos Evangelhos, onde por
muitas vezes os salmos são repetidos por Mateus, Marcos e Lucas. Nos Evangelhos
de Mateus e Marcos, encontramos escrito que Jesus e os seus discípulos após
fazerem a preparação para a última Ceia, cantaram um hino e subiram ao Monte
das Oliveiras, Mt 26,30/Mc 14,26: “Depois de terem cantado o hino, saíram para
o Monte das Oliveiras.”. Mas há um fato primordial no Novo Testamento em
que a música está ligada, é o fato da narração do nascimento de Jesus em Belém,
quando os Anjos entoaram o Glória: Lc
2,14: “Glória a Deus no mais alto dos
céus e paz na terra aos homens que ele ama!” (Bíblia de Jerusalém, 2010).
O Apóstolo Paulo na Igreja de Éfeso
e dos Colossenses, instruía os cristãos para louvarem a Deus com salmos, hinos
e cânticos espirituais: Efésios 5,19-20:
“Falai uns aos outros com salmos,
hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando ao Senhor em vosso coração,
sempre por tudo dando graças a Deus, o Pai, em nome de Nosso Senhor Jesus
Cristo.” (Bíblia de Jerusalém, 2010).
A partir de todas as passagens
bíblicas citadas anteriormente, podemos afirmar que tanto no Antigo Testamento
como no Novo Testamento, a música estará sempre como um louvor fundamental a
Deus.
Em
breve continuaremos nossa reflexão sobre o Canto e a Música na Bíblia, quando
veremos um pouco da teologia dos Salmos.
4°
Ano de Teologia
01 de Maio de 2013
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